Contato:

Telefone: 19-2221-1902

E-mail: compras@hmedic.com.br

Hmedic Distribuidora de Medicamentos Ltda. 2018. Todos os direitos reservados.

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Infarmed aprovou 111 medicamentos inovadores nos últimos dois anos

June 18, 2018

 

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou nos últimos dois anos 111 medicamentos inovadores, maioritariamente nas áreas do cancro e da sida, segundo dados divulgados esta segunda-feira.

 

Na apresentação do balanço de 2017 e das áreas de desenvolvimento até 2019, o Infarmed revelou também que em abril o mercado dos genéricos chegou a 48,4% do mercado total, o valor mais alto já atingido.

A utilização de medicamentos biossimilares (medicamento biológico semelhante a outro) também aumentou.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, salientou a aposta nos medicamentos inovadores e disse que na área da prevenção e luta contra o HIV Portugal está "muito bem posicionado em termos internacionais", afirmando depois que o Governo quer alargar às farmácias o fornecimento de outros medicamentos até agora apenas disponíveis nas farmácias hospitalares, seguindo o exemplo do que aconteceu com os medicamentos para o HIV.

Garantindo que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está hoje mais forte e a responder melhor às necessidades dos portugueses, e que na área do medicamento os acessos também melhoraram, o ministro disse esperar deixar no próximo ano (fim da legislatura) um SNS "muito melhor" do que aquele que encontrou.

Questionado no final da sessão sobre a proposta polémica de transferência do Infarmed para o Porto, Adalberto Campos Fernandes disse que uma decisão só será tomada depois de concluído o relatório que está a ser feito por um grupo de especialistas com "liberdade total".

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, disse à Lusa que no ano passado a instituição evoluiu em todas as áreas, nomeadamente na avaliação de medicamentos, em toda a parte de farmacovigilância e na ligação ao resto da União Europeia.

Como desafios futuros a responsável salientou, em declarações à Lusa, a parte informática, como uma nova plataforma que contemple todo o ciclo de vida do medicamento, e as áreas da avaliação dos medicamentos e dos ensaios clínicos.

Segundo dados do Infarmed foram aprovados só no ano passado 60 novos medicamentos inovadores comparticipados pelo SNS, 49 de uso hospitalar e 11 de ambulatório.

Na área da hepatite C foram aprovados quatro novos medicamentos e para doenças raras foram aprovados e financiados sete novos medicamentos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square