Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Nanotecnologia aumenta eficácia de remédio contra a malária

March 26, 2018

 

 

 

 

O Artemeter é um remédio utilizado para tratamento da malária, administrado normalmente em comprimido. Em uma parceria entre a USP e a Fundação Para Remédio Popular (FURP),  o fármaco foi produzido em forma de nanocristais, que são partículas muito pequenas, em escala nanométrica. Em entrevista à Rádio USP, a professora Nádia Araci Bou Chacra, do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, falou sobre a pesquisa.

 

Para Nádia, o principal desafio da pesquisa foi inovar e produzir um medicamento mais seguro e com maior eficácia. Um problema comum da indústria farmacêutica é a baixa solubilidade em água dos fármacos, o que dificulta a absorção dos componentes do remédio quando o paciente o recebe de forma oral, como é o caso do Artemeter. A professora explica que o medicamento em nanocristais tem uma maior superfície de contato, o que traz consequentemente maior solubilidade e mais eficiência.

 

Apesar de a tecnologia não ser popular entre a população, a especialista comenta que sua utilização já é comum, como o Rapamune, medicamento utilizado para evitar a rejeição de órgãos transplantados. A farmacêutica ressaltou ainda a importância da parceria com a FURP, que permite que o remédio chegue até a população.

 

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo